O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva no Brasil vem crescendo nos últimos anos; entenda a sua importância.

A medicina preventiva, como o nome aponta, é um braço de atuação do campo da saúde que se volta para a prevenção de doenças e outras questões de saúde. Assim, a medicina preventiva no Brasil e no mundo vem crescendo nos últimos anos, e tem a vacinação como um dos seus pilares principais.

Além disso, também inclui check-ups, idas ao médico regularmente, realização de exames médicos de acordo com os indicadores do paciente, bem como hábitos saudáveis de vida e a conscientização sobre doenças e prevenção.

Benefícios da medicina preventiva

“A medicina preventiva propicia a longevidade, com qualidade de vida e autonomia. Com ela, conseguimos monitorar o paciente e nos antecipar em relação a tratamentos e outras medidas solutivas”, explica o médico de família, Dr. Marcos Novo.

Portanto, um dos benefícios da medicina preventiva é a identificação de questões de saúde em fases iniciais, o que propicia o tratamento menos invasivo e arriscado para o paciente. Outro ponto que incentiva o crescimento da medicina preventiva no Brasil é a prevenção de doenças crônicas e graves, como o câncer, a diabetes e as doenças do coração.

Demais pontos positivos da medicina preventiva:

  • Tratamento eficiente e menos invasivo: compreender os problemas de saúde em suas fases iniciais contribui para um resultado de tratamento mais rápido e satisfatório, com mais qualidade de vida.
  • Autonomia e controle do tratamento: os pacientes ficam a par de tudo que se passa em seu quadro de saúde, o que contribui para que assumam o controle sobre decisões que impactam o seu bem-estar.
  • Menos gastos: ao monitorar a saúde, especialmente em idades mais avançadas, evita-se que quadros clínicos negativos piorem, o que seria mais caro para o paciente e/ou para o sistema público.
  • Qualidade de vida: ao antecipar o tratamento, o paciente pode deixar de ter complicações que o impediram de viver normalmente, com qualidade de vida.

Algumas atividades relacionadas à medicina preventiva

No início do texto abordamos brevemente alguns exemplos de atividades relacionadas à medicina preventiva, aqui iremos detalhá-las.

1 – Exames médicos regulares

Os exames médicos regulares são fundamentais para a medicina preventiva. Usualmente, o paciente passa por uma avaliação dos seus sintomas pelo médico, além de um exame físico e, se necessário e indicado pelo profissional, testes de laboratório, que podem incluir análises de sangue e exames de imagem.

Na visita, o médico pode realizar perguntas sobre o histórico médico da pessoa, seus hábitos de vida e outros questionamentos de acordo com o quadro do paciente. Sendo assim, são imprescindíveis para prevenir doenças graves e complicações.

2 – Vacinação

É incontestável o valor da vacinação para a manutenção da vida humana. Muitas doenças fatais foram erradicadas por meio da vacinação. Isso porque as vacinas são compostas por pequenas partes de vírus ou bactérias que passaram por uma modificação em laboratório para que, ao entrarem no organismo, não causem doenças. Assim, apenas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra elas.

Depois de vacinada, caso a pessoa seja exposta ao vírus ou bactéria, o sistema imunológico já estará munido para combater a doença. Por sua vez, isso ajuda a prevenir o desenvolvimento da doença ou de sintomas graves.

É importantíssimo ficar atento(a) para as vacinas que você deve tomar em cada fase da vida. Pergunte ao seu médico com qual periodicidade deve ir ao posto de saúde.

3 – Bons hábitos de vida

Infelizmente, ainda hoje muitas pessoas ignoram a necessidade de se ter bons hábitos de vida para ter um processo de envelhecimento com qualidade. Atualmente, o trabalho é muito mais intelectual, o que nos faz ficar parados o dia todo. Além disso, o consumo de drogas legais está enraizado na nossa cultura, mas é extremamente prejudicial para a saúde.

Não fumar, beber com moderação, buscar se movimentar todos os dias e estar com o percentual de gordura corporal dentro do padrão para sua idade e gênero faz muita diferença para evitar complicações de saúde.

Uma dieta equilibrada faz toda a diferença. Aqui não falamos de extremos, mas sim de algumas trocas que são possíveis de realizar para manter o equilíbrio em um mundo onde a oferta de alimentos processados é gigante.

4 – Educação sobre doenças

A educação sobre doenças, bem como sobre a prevenção delas, é uma ferramenta poderosa para a autonomia de qualquer pessoa. Assim é possível tomar decisões conscientes sobre riscos e benefícios de determinados tratamentos, por exemplo. 

Questione seus médicos, enfermeiros, e busque informações em sites confiáveis, como as secretarias de saúde dos estados, jornais e revistas para saber mais. 

5 – Monitoramento de sinais vitais

Em pessoas mais velhas, o monitoramento de sinais vitais é parte fundamental da medicina preventiva. Ter acesso à frequência cardíaca, saturação de oxigênio, temperatura da pele e movimentação pode ser decisivo para a qualidade de vida.

Com o relógio inteligente Noana você tem acesso a um tratamento customizável, frequência de amostragem e apresentação dos dados de acordo com a necessidade do médico ou da clínica. Saiba mais sobre o dispositivo e seus benefícios.

Para mais dicas sobre saúde e medicina preventiva, siga a Noana no Instagram e no Facebook.

 

Quer saber mais sobre a Noana? 

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato!

8 + 4 =