Moradias adaptadas: prolongando a vida ativa e independente da pessoa idosa

Especialistas afirmam que envelhecer em nossas próprias casas prolonga a vida ativa e independente. E, se formos parar para analisar, a nossa casa é o local onde passamos a maior parte do tempo e, consequentemente, da vida.

Por isso, é importante pensar que, ao longo dos anos, nosso perfil funcional e nossa rotina vão mudar, e a tendência é que o período que ficamos em casa aumente. Também é importante atentar para as novas necessidades que surgirão com essas mudanças, como adaptar a moradia para ter mais segurança no dia a dia.

Reunimos alguns cuidados essenciais na hora de adequar a casa. Confira!

Repensando as dimensões

De acordo com Norton Mello, engenheiro biomédico, uma das principais adaptações a serem feitas estão relacionadas às dimensões da moradia. “Por exemplo, fazemos portas mais largas, que permitam o socorro imediato da pessoa idosa. Assim, em caso de emergência, você consegue entrar com uma maca e remover essa pessoa fácil e rapidamente”, detalha Mello.

O mesmo vale para as dimensões dos corredores e pé direito (altura interna da residência).

Evitando quedas e acidentes

A segurança contra quedas é outro ponto a se atentar: pensar em um piso que não ofereça nenhum tipo de obstáculo; optar por rampas no lugar de escadas sempre que possível; remover móveis e objetos decorativos que possam oferecer algum tipo de risco, como mesas de centro, pufes e tapetes; instalar corrimãos em áreas molhadas ou com degraus; e optar por móveis com cantos arredondados.

“Temos detectores de fumaça que podem cortar a energia e o gás do apartamento para evitar incêndios no caso de esquecer uma panela no fogo ou um ferro elétrico na área de serviço”, complementa o engenheiro biomédico. 

Todas essas dicas de adaptação de moradias têm como objetivo a prevenção da queda. Mas, e o que fazer quando a queda já aconteceu?

Neste caso, quanto mais rápido vier o socorro, melhor!

Para isso, você pode contar com um dispositivo seguro e ágil, como o relógio Noana, que vai detectar o movimento da queda e vai acionar os contatos mais próximos por meio de uma notificação, sem depender de conexão com a internet ou de ligação por bluetooth.

Além de detectar quedas ou permitir que o usuário acione o botão de alerta por conta própria, nosso relógio é à prova d’água. Com isso, ele pode te acompanhar em todas as situações dentro de casa, inclusive durante o banho – um dos momentos em que a queda é muito comum e que pedir por ajuda é mais complicado

Essas e outras adaptações permitem o envelhecimento cada vez mais independente e saudável, podendo influenciar na longevidade do indivíduo. E, para agregar à autonomia, você pode sempre contar com a Noana, sua cuidadora digital!

Ficou interessado em conhecer mais sobre nosso relógio? Clique aqui  e entre em contato com nossa equipe.

Fonte: reportagem de Paraná em Pauta, exibida em 19/07/2022, na TV Paraná Turismo.

Quer saber mais sobre a Noana? 

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato!

2 + 13 =