Exercícios de equilíbrio evitam quedas

Exercícios para melhorar equilíbrio são fundamentais para qualquer época da vida, contribuindo, especialmente, para evitar lesões na terceira idade

Atividade física e qualidade de vida andam lado a lado. Isso fica ainda mais evidente na terceira idade, quando realizar exercícios de equilíbrio contribui positivamente para a redução de quedas. A mobilidade corporal fortalece os músculos e ajuda na noção espacial.

O que são os exercícios de equilíbrio

Os exercícios de equilíbrio são uma modalidade de atividade física que se volta a deixar o corpo em posição estável ou, então, a realizar um movimento controlado enquanto o equilíbrio é mantido.

Portanto, podem ser realizados em diversas posições, como de pé, sentado ou deitado, e podem ser adaptados para pessoas de todas as idades e habilidades.

Benefícios dos exercícios de equilíbrio

Os exercícios para melhorar equilíbrio podem contribuir, também, para a saúde mental, bem como prevenir doenças e problemas de saúde relacionados à inatividade. Alguns dos benefícios da atividade física para os idosos incluem:

  • Mais flexibilidade e mobilidade: menos sedentarismo e menor risco de quedas.
  • Saúde cardiovascular melhorada: contribui na diminuição do risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
  • Peso saudável e prevenção de doenças: cuidar com a manutenção do peso saudável auxilia na prevenção e controle de doenças como diabetes tipo 2 e enfermidades cardíacas.
  • Bem-estar mental: contribui para a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, por isso, aumenta a autoestima e o bem-estar em geral.
  • Ossos e músculos mais fortes: a atividade física, incluindo os exercícios de equilíbrio, podem evitar a perda óssea e a fraqueza muscular, o que reduz o risco de quedas e lesões.

 

Exercícios de equilíbrio e fortalecimento muscular

A atividade física, ao contribuir no fortalecimento dos músculos e ossos previne quedas em pessoas de todas as idades, incluindo os idosos. “Os exercícios de equilíbrio contribuem no fortalecimento dos músculos das pernas, principalmente os músculos chamados de quadríceps e isquiotibiais, que auxiliam na estabilidade”, explica o médico de família, Dr. Marcos Novo.

O profissional também afirma que a tonificação dos músculos da parte superior do corpo contribui em movimentos do dia a dia, incluindo levantar-se.

 

3 exercícios para melhorar o equilíbrio

Para melhorar o equilíbrio, a estabilidade e aliar atividade física e qualidade de vida, esses três exercícios para idosos abaixo podem ser feitos com acompanhamento.

1 – Cadeira de equilíbrio

Utilize uma cadeira ou uma bola de estabilidade para fazer atividades físicas de braço e perna, ou mesmo, exercícios de alongamento e relaxamento.

Sente-se na cadeira (ou na bola) e inicie os movimentos abaixo:

  • Para braço: levante pesos ou use elásticos de resistência, enquanto se equilibra na cadeira.
  • Para perna: realize agachamentos ou elevações de perna, enquanto se equilibra na cadeira instável.
  • Alongamentos e relaxamento: faça alongamentos suaves e respire profundamente enquanto se concentra no seu corpo para relaxar e diminuir o estresse.

2 – Andar sobre uma fita

Andar lentamente sobre uma fita estreita é um exercício de equilíbrio de fácil execução. É necessário apenas uma fita disposta ao chão ou uma linha reta desenhada no piso.

De início, comece andando na fita com os olhos abertos, mantendo o equilíbrio enquanto caminha. Se for se sentindo confiante, é possível fechar os olhos enquanto realiza o movimento, para aumentar a dificuldade.

Lembre-se de:

  • Garantir que a fita está bem fixada e não se move.
  • Vestir roupas confortáveis e sapatos que tenham sola antiderrapante.
  • Começar andando lentamente e aumentar a velocidade conforme se sinta mais seguro.
  • Ter cuidado ao andar na fita e não force demais. Caso note que está perdendo o equilíbrio, pare o exercício imediatamente!

 

 

3 – Tábua de equilíbrio

 

A tábua de equilíbrio nada mais é do que uma superfície instável sobre a qual é possível fazer exercícios de equilíbrio de pé, sentado ou deitado. A tábua pode ser de madeira, plástico ou outro material, com diferentes formatos e tamanhos.

 

Alguns exemplos de atividades físicas que podem ser realizadas:

 

  • Equilibrar-se de um pé só: permaneça em equilíbrio enquanto se equilibra em um pé só.
  • Agachamentos: faça movimentos lentos ao agachar.
  • Movimentos laterais: lentamente, faça movimentos laterais para trabalhar os músculos das pernas.
  • Exercícios de braço: também é possível levantar pesos ou usar elásticos de resistência, enquanto se equilibra na tábua, com o objetivo de fortalecer os músculos superiores.

 

Para mais dicas sobre atividade física e qualidade de vida, siga a Noana no Instagram e no Facebook.

 

Quer saber mais sobre a Noana? 

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato!

6 + 1 =