Como prevenir quedas com 5 cuidados

Saber como prevenir quedas de idosos é essencial para qualquer cuidador ou familiar; conheça causas e cuidados essenciais

Estima-se que a cada três pessoas com mais de 65 anos, uma delas caia. Além disso, uma em 20 quedas ocasiona fratura ou internação. Esse número piora com a idade: a partir de 80 anos ou mais, 40% da população cai a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Por isso, saber como prevenir quedas de idosos é fundamental para os cuidadores e familiares de pessoas 60+.

1 – Atente-se aos fatores de risco para quedas

Conhecer os fatores de risco é o primeiro passo para saber como prevenir quedas: 

  • Idade avançada (80 anos ou mais)
  • Mulheres estão mais propensas
  • Histórico de quedas requer especial atenção
  • Imobilidade e baixa aptidão física
  • Fraqueza muscular de membros inferiores e do aperto de mão
  • Equilíbrio comprometido
  • Marcha lenta com passos curtos
  • Danos cognitivos e alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer)
  • Uso de sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia
  • Arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular)
  • Alteração da pressão arterial
  • Depressão
  • Senilidade
  • Artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio
  • Disfunção urinária e da bexiga
  • Uso controlado de determinadas drogas
  • Diminuição da visão e audição
  • Câncer que afeta os ossos
  • Deformidades nos pés (unhas grandes, joanetes, etc.)

Evidentemente, acumular mais de um dos fatores citados acima torna a pessoa mais propensa a cair. Por isso, é necessário que você realize algumas mudanças para evitar a queda, como as que citamos abaixo.

2 – Como prevenir quedas: melhore a aptidão física

O primeiro passo é identificar um exercício capaz de melhorar o equilíbrio e a mobilidade. Tai Chi, Pilates e Yoga são ótimas opções para isso.

Para quem tem maior aptidão, é fundamental continuar investindo em um exercício de sua preferência. A musculação fortalece e tonifica os músculos, ajudando muito na tarefa de prevenir quedas de idosos. Caminhadas também são fundamentais, desde que haja condicionamento físico para tal e sempre se atentando para os percalços do caminho.

Participar de programas de atividade física voltados ao desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo é essencial.

3 – Reconheça a importância do acompanhamento médico, psicológico e emocional

Depressão, senilidade e medo de cair podem impedir que a pessoa continue se exercitando. Por isso, ter um cuidado no sentido psicológico e emocional é essencial para quem busca como prevenir quedas de idosos.

O medo pode levar à auto restrição de atividades e, por consequência, à imobilidade, atrofia muscular e novas quedas. Assim, simplesmente ficar em repouso constante não é uma boa estratégia para evitar novos acidentes.

De maneira complementar, algumas patologias como a osteoporose são fatores de risco para quedas. Por isso, alimentar-se bem, de acordo com instruções de um nutricionista, e tomar os devidos suplementos alimentares pode ajudar muito a reduzir a frequência e a intensidade dos acidentes.

Faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, especialmente para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial.

Lembre-se: é fundamental manter em sua dieta uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D, e tomar banhos de sol diariamente para facilitar a absorção da vitamina.

4 – Torne os ambientes práticos

Para a decoração de interiores, pode ser até interessante um ambiente com meia luz e tapetes, porém, com o passar dos anos esses itens se tornam barreiras cada vez maiores para pessoas 60+. Por isso, o ideal é ter uma boa iluminação em casa, com redução de móveis ou nova disposição que facilite a locomoção. Um dos passos importantes de como prevenir quedas é evitar os tapetes, bem como os pisos escorregadios e ambientes escuros.

No quarto, o ideal é ter uma lâmpada perto da cama e dormir em uma cama na qual você consiga subir e descer facilmente (cerca de 55 a 65 cm). Mantenha as roupas em lugares de fácil acesso, sem deixar objetos jogados pelo chão.

Lembre-se de ter interruptores de luz na entrada dos ambientes para que você não precise andar no escuro até que consiga acender as lâmpadas. Interruptores que brilham no escuro podem servir de auxílio.

Caso tenha escadas em casa, selecione um carpete que tenha uma cor sólida para que consiga visualizar claramente as bordas dos degraus, ou então, coloque tiras adesivas antiderrapantes em cada borda. Utilize corrimãos por toda a extensão da escala e em ambos os lados.

No banheiro, use tapete antiderrapante ao lado da banheira ou do box para sua segurança e instale barras de apoio nas paredes.

5 – Conte com o relógio inteligente da Noana

O relógio inteligente da Noana é um dispositivo de auxílio aos cuidados de idosos e pessoas com patologias. O aparelho monitora perfeitamente a saúde sem tirar a privacidade de quem o utiliza. Além disso funciona sem Internet, pode (e deve) ser usado no banho, monitora vitais de frequência cardíaca, saturação de oxigênio, temperatura da pele e movimentação e tem detecção automática de quedas.

Assim, se algum acidente acontecer, cuidadores e familiares saberão na hora e garantirão a segurança do usuário o mais rápido possível!

Siga a Noana no Instagram e no Facebook para saber mais sobre os nossos produtos e serviços.

 

Quer saber mais sobre a Noana? 

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato!

10 + 7 =